Sistema de cura através dos Florais do Dr. Edward Bach.

Qual a ação dos florais na natureza humana?
O mestre Bach desenvolveu um meio simples para se atingir o universo de cura para a humanidade.
Este universo tem sua própria linguagem e simbologia que os terapeutas seguidores aprendem a acessar ensinando as pessoas a usufruir de seu próprio processo de cura. Bach descobriu e resgatou da natureza trinta e oito flores que representam portas de acesso aos diferentes estados de sofrimento da alma.
Cada sofrimento corresponde a um arquétipo e um estado da alma em desarmonia; e cada flor na sua intenção e energia correspondente é uma chave para trabalhar o processo de transformação.


Assim, na abordagem e método do Dr. Bach, a unidade homem/natureza tem o propósito de uma vida harmônica, equilibrada e saudável.
A Terapia Floral é um trabalho de abertura de consciência individual que com o tempo vai se tornando coletiva.
As fórmulas dessas flores chegam até nós como pura vibração, ou seja, pura luz através de todo o processo de captação dos poderes da natureza.

Quanto mais recebemos energia e luz mais a geramos para os que estão ao nosso redor.
O uso dos Florais do Dr. Bach é um dos meios que pode ajudar o homem que deseja a sua transformação, para seguir sua missão e trilhar o caminho do seu coração.
Elas são essências que liberam vida, luz e amor. O tratamento através dos Florais do Dr. Bach é seguido em dois níveis:
a) através da escolha sintomática – que é a busca das flores para o alívio dos sintomas situacionais mais imediatos em um nível mais aparente e, às vezes, emergencial;
b) através do método de autoconhecimento – que é um processo de transformação pessoal a partir dos diferentes estados de alma desarmonizados. Neste processo acontece o que chamamos de “descascar a cebola”, ou seja, ir retirando os sintomas aparentes que incomodam até encontrar o verdadeiro tipo, a verdadeira essência de cada pessoa.
Cada indivíduo tem uma vibração original, uma disposição de alma, uma real natureza essencial e os florais ajudam a resgatar esta originalidade.
As essências permitem ultrapassar as limitações e bloqueios e dão a permissão para o Ser criar a sua própria realidade e o seu verdadeiro destino.

A intenção do Dr. Bach sempre foi a de oferecer uma cura simples e popular onde a própria pessoa possa investigar sobre o seu tratamento através da vasta bibliografia que hoje temos do próprio criador e seus discípulos.
É sempre bom fazer isso com muita consciência e respeito e em alguns momentos é mais adequado buscar o apoio terapêutico de um profissional qualificado.Minha Percepção como Terapeuta Floral no Sistema Bach:

Trago, desde criança, imagens lindas gravadas em minha mente da minha interação com as flores e a natureza. Sempre me via cercada da colheita de grandes ramalhetes de flores que me sensibilizavam profundamente. Eu sabia que existia ali uma grande força e magia que me levavam a estados de profunda paz.

Depois de adulta e já trilhando o caminho da cura, percebi que as flores são verdadeiras mandalas do mundo vegetal, e por representarem a quintessência da natureza, possuem em seus núcleos um alto potencial energético em sintonia com o grande Sol central.
Assim, se tornam verdadeiros bálsamos que se abrem e oferecem suas dádivas ao desenvolvimento e à cura para todos os seres que co-habitam seus reinos.

E curiosamente, em contrapartida, é que sempre existiram seres humanos que por sua extrema e peculiar sensibilidade conseguem reconhecer estes tesouros da Natureza e assim recolhem essa sabedoria oferecida em beneficio da humanidade.

Em nome de toda essa co-criação divina agradecemos e aproveitemos estes presentes da Natureza!
E a cada vez que tomamos estas essências podemos imaginar e sentir que são gotas de pura luz e sabedoria para o nosso bem-estar!

Venho estudando os Florais de Bach há seis anos e em 2008 concluí minha formação com a discípula e representante deste sistema no Brasil, Dra. Carmem Monari, em Campinas, São Paulo.